terça-feira, 24 de junho de 2014

Comentário Módulo 1 Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE

Bom dia. Relativamente às Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE, penso que tudo muda a partir da Declaração de Salamanca. Neste documento são efetivamente dadas orientações aos estados e às ONG's, no sentido de se criarem ferramentas, instrumentos, escolas que se prolifiram e se criem realmente instituições inclusivas. Aos estados, aos quais couberam criar as ferramentas e os mecanismos de constituição de uma escola inclusiva, falta, no meu ponto de vista uma real noção dos recursos necessários. Todos os anos em Portugal se debate com falta de recursos humanos na área das NEE, não só professores especializados, tais como terapeutas, assistentes sociais, psicólogos, entre outros. Também se debate com falta de infraestruturas que possam dar continuidade ao trabalho da escola, nomeadamente a escassez de Centros de Atividades Ocupacionais, onde os alunos possam desenvolver atividades de integração sociolaboral. Porém há que dar um enorme elogio aos profissionais que fazem parte das equipas multidisciplinares, pois a estes se deve o trabalho que até então tem sido feito.
É igualmente interessante e importante, na realidade no qual estou inserido, haver as Unidades Especializadas de Currículo Adaptado (UNECA)nas quais são integrados alunos das diversas tipologias de incapacidades e tipos de Necessidades Educativas Especiais (UNECA de Surdos,UNECA Ocupacional e UNECA Socioeducativa)

Bem hajam

Sem comentários:

Enviar um comentário